sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perguntas Frequentes - lábio leporino e fenda palatina by Dr. Diógenes L. Rocha

Perguntas Frequentes - lábio leporino e fenda palatina by Dr. Diógenes L. Rocha




Perguntas respondidas pelo Dr. Diógenes L. Rocha, cirurgião plástico, professor da Universidade de São Paulo e voluntário da Operação Sorriso.


-Que dificuldades têm uma pessoa que nasce com fissura no lábio e no palato  
As pessoas que nascem com fissura lábio palatina são seres normais, como todos nós, com uma pequena diferença que é a fenda (abertura) no lábio e no palato. Uma vez corrigidas as fendas do lábio e palato a vida é normal. Há uma pequena dificuldade inicial para o aleitamento, para a fala, para o posicionamento dos dentes, mas tudo isto tem tratamento no seu devido tempo permitindo perfeita integração na sociedade.


4-Com quanto tempo depois de nascido posso operar meu filho?
Não há nenhuma urgência ou justificativa científica para a cirurgia ser realizada nas primeiras horas de vida, na Maternidade. A cirurgia somente deve ser realizada com boas condições clínicas da criança, com exames e peso adequados e de acordo com a avaliação do Cirurgião Plástico.
Os protocolos cirúrgicos dos melhores centros mundiais aconselham que a cirurgia do lábio seja feita entre os 3 a 6 meses, preferencialmente com intervenção na deformidade do nariz, e a cirurgia do palato antes dos 2 anos de idade (+- com 1 ano e meio).

5-Ele vai conseguir mamar no peito? Como faço para amamentar se o céu da boca é aberto
Se a fissura é só do lábio ele DEVE mamar no peito normalmente. Pode haver alguma pequena dificuldade inicial mas é perfeitamente possível e recomendável.
Se a fissura compromete o palato é um pouco mais difícil porém não impossível. A criança deve ser colocada no peito numa posição mais vertical (semi-sentada) e ajudada pela mãe fazendo manobras para ordenha para facilitar a saída do leite e tentando tampar a fenda labial com o peito para que a criança consiga alguma pressão.
O leite materno é o alimento mais importante para a criança, portanto o aleitamento materno deve sempre ser tentado. Sabe-se que a produção do leite depende muito do estímulo de sucção da criança no peito da mãe. Desta forma após o nascimento e assim que possível, a criança deve sempre ser levada ao peito mãe para estimular a produção do leite.
Caso não consiga mamar, ou não esteja mamando o suficiente (por cansaço) o leite deve ser retirado com bomba e administrado por mamadeira, seringa ou conta-gotas. Atenção: depois de algum tempo
a criança passa a preferir a mamadeira ao peito materno porque é mais fácil: deve-se insistir no peito materno.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FAMOSOS COM LABIO LEPORINO....

http://labioleporinoefenda.blogspot.com.br/2011/05/famosos-com-labio-leporino.html
FAMOSOS COM LABIO LEPORINO....
"Joaquin Rafael Phoenix nasceu no dia 28 de Outubro de 1974 em San Juan, no Porto Rico. (...)
A marca que tem no rosto devido ao Lábio Leporino com que nasceu não o impediu de lutar pela vida, de se tornar num famoso actor, de ajudar quem precisa e, inclusive, de ser visto com um galã por muitas mulheres! (...)"

Walter Stacy Keach Jr. nasceu a 2 de Junho de 1941 em Savannah, Georgia.


Mede 1,82m. Foi operado e tem uma cicatriz no lábio que enconde com o bigode, que faz parte da sua "imagem de marca".Ele é famoso por seus papéis dramáticos, porém, ele tem feito um trabalho narração de programação educativa em PBS e Discovery Channel, bem como alguns papéis de comédia e musical.
Recentemente foi muito popular fazendo o papel de diretor da prisão fox river, do seriado prison break
Tem uma filmografia vastíssima - cerca de 150 títulos - para não falar na sua carreira teatral - , que inclui:
- Jesus of Nazareth (os mais crescidinhos devem lembrar-se desta excelente mini-série realizada por Franco Zeffirelli)
- Mike Hammer
- American History X (um dos filmes da minha vida)
- Will & Grace
Carmit Bachar (Los AngelesCalifórnia4 de setembro de 1974), é uma cantoracompositoradançarinaprodutoracoreógrafaatriz e modelo estadunidense. Ficou mundialmente conhecida ao participar do grupo pop Pussycat Dolls, onde era uma das principais vocalistas, ao lado de Nicole Scherzinger e Melody Thornton.
Carmit nasceu com uma deformidade nos lábios, conhecida como lábio leporino. Ela cresceu no Encino, distrito de Los Angeles, onde, seus pais, ambos dançarinos, trabalhavam com o meio artístico.
Carmit se juntou ao Pussycat Dolls em 1995, quando esse ainda era apenas uma trupe burlesca. Em 2002, ela trouxe sua amiga Gwen Stefani, para assistir a uma apresentação das Pussycat Dolls. Gwen, por sua vez, trouxe os executivos da Interscope RecordsRon Fair e Jimmy Lovine. Posteriormente, as Pussycat Dolls assinaram um contrato com a gravadora.


 pessoas famosas com uma fissura:

 Tutankamon - (1341 aC - 1323 aC) foi um faraó egípcio da décima oitava dinastia (1333 aC governou - 1324 aC na cronologia convencional), durante o período da história egípcia conhecida como Novo Reino.  Tutankhamon foi de apenas oito ou nove anos quando se tornou faraó, e reinou por cerca de dez anos, tornando-o de dezoito anos ou dezenove anos depois da morte. Ele foi originalmente pensado para ser um filho de Amenhotep III e sua Grande Esposa Real rainha Tiy.Posteriormente, a investigação alegou ainda que ele pode ter sido um filho de Amenhotep III, embora não pela rainha Tiy, desde Tiye teria sido mais de cinqüenta anos de idade na época do nascimento de Tutankhamon.. A descoberta de 1922 por Howard Carter do túmulo de Tutankhamon, intacta, KV62, recebeu cobertura da imprensa no mundo e desencadeou um renovado interesse público no Egito antigo, para os quais a máscara de Tutankamon enterro continua a ser o cara popular. De acordo com o diagnóstico por imagem do faraó egípcio Tutancâmon pode ter tido um pouco palato fissurados.

 Cheech Marin - Richard Anthony "Cheech" Marin (nascido em 13 julho de 1946) é um comediante e ator americano que ganhou reconhecimento como parte da comédia ato Cheech e Chong durante os anos 1970 e início de 1980, e como Johnson é rápido Don-e-regime parceiro, Insp. Joe Dominguez on Nash Bridges. Sua persona fase é a de um estereótipo mexicano-americanos, ou um Chicano incultos urbana.. Marin nasceu com lábio leporino, que há muito já foi reparado Ele fala fluentemente espanhol e usa-lo em alguns dos filmes que ele protagoniza polegadas marca Marin é a voz com sotaque mexicano de seu personagem.

Doc Holliday - Dentista, jogador e pistoleiro do Velho Oeste americano da fronteira. "Doc"  Ao nascer, ele tinha uma fenda palatina e lábio leporino em parte. . Aos dois meses de idade, este defeito foi reparado cirurgicamente pelo tio Holliday, JS Holliday, MD, e um primo da família, o famoso médico Crawford Long. . O reparo deixou nenhum impedimento de fala que a terapia da fala era necessário, que foi conduzido por sua mãe.. No entanto, a reparação é visível na linha superior do lábio Holliday na fé adulta um retrato fotográfico, que sobrevive, tomada por ocasião da sua formatura na faculdade de odontologia.


Michael Helm - romancista canadense. Helm nasceu em Eston, Saskatchewan e estudou literatura na Universidade de Toronto, após ter recebido uma licenciatura em Inglês na Universidade de Saskatchewan. His debut novel, Seu segundo romance, no Lugar das últimas coisas (2004) foi um dos finalistas para a comunidade regional Prêmio de Melhor Livro e dos escritores de Rogers Trust Fiction Prize.. Helm tem sido também um editor de revistas literárias do Canadá Descant e tijolo.
. Jurgen Habermas - (nascido em 18 de junho de 1929) é um filósofo e sociólogo alemão na tradição da teoria crítica eo pragmatismo americano.  Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre o conceito de esfera pública, que tem base em sua teoria da ação comunicativa. O seu trabalho centrou-se sobre os fundamentos da teoria social e da epistemologia, a análise de sociedades avançadas do capitalismo e da democracia, do primado do direito em um contexto evolutivo social-crítico, e da política contemporânea, particularmente a política alemã. A fissura palatina dá uma sensação ligeiramente assimétrica 'quadrado Habermas, rosto forte e deixou-o com um pequeno impedimento de fala. Isso pode estar por trás de sua relutância em aparecer diante das câmeras?"A razão pragmática por que eu me recuso esses pedidos é que eu tenho de proteger o tempo e descansar (Eu preciso) para o meu trabalho profissional", observa ele. Então, Habermas acrescenta: "Talvez, também há razões de natureza pessoal mais".
Voltando a falar do ator Walter Stacy Keach Jr.   Ele é famoso por seus papéis dramáticos, porém, ele tem feito um trabalho narração de programação educativa em PBS e Discovery Channel, bem como alguns papéis de comédia e musical. Seu irmão, James Keach é conhecido principalmente por ser o diretor da série de TV de 1993 e 1999 do filme Dr. Quinn, Medicine Woman.6. Ele foi casado três vezes: a Marilyn Aiken em 1975, para Jill Donahue, em 1981, e Malgosia Tomassi por volta de 1986.. Ele tem dois filhos de seu terceiro casamento. . Ele também foi romanticamente ligada a cantora Judy Collins na década de 1970.Keach nasceu com lábio leporino e fenda parcial do palato duro e sofreu numerosas operações como uma criança. Ele é o presidente honorário da Fundação Palatina, e defende a cobertura de seguros para tais cirurgias.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

vc sabe oque é Labio porino


Videos sobre labioporino.e depoimentos


Anomalias craniofaciais Fissuras labiopalatais

Anomalias craniofaciaisFissuras labiopalatais
Por malformação craniofacial entende-se toda alteração (ou defeito) congênita que envolve a região do crânio e da face.

U
ma das anomalias craniofaciais mais freqüentes é a fissura de lábio e/ou palato, que ocorre em uma a cada 1.000 crianças nascidas no mundo.
No Brasil, há referência de que a cada 650 crianças nascidas uma é portadora de fissura labiopalatal. É no tratamento desta anomalia que o Centrinho/USP tem se especializado ao longo desses 35 anos de existência.

A filosofia de tratamento corretivo, integral e humanizado seguida à risca pela equipe interdisciplinar do Centrinho/USP é responsável pelo respeito e reconhecimento da comunidade científica
internacional, que já teve oportunidade de demonstrar isso, conferindo ao Hospital e a seus dirigentes prêmios e certificados.


O que é?
Trata-se de uma abertura na região do lábio e/ou palato, ocasionada pelo não fechamento destas estruturas, que ocorre entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

A
s fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou úvula bífida até formas mais graves como as fissuras completas de lábio e palato. Por vezes, podem ocorrer fissuras atípicas que envolvem outras áreas além do lábio superior e palato, como a região oral, nasal, ocular e craniana.

Como fazer para conseguir o TFD

Como fazer para conseguir o TFD
Procure um Centro Médico do Sistema Único de Saúde-SUS e marque uma consulta. No dia da consulta leve seus documentos e os exames que você já tenha feito, isso irá facilitar as coisas, diga ao Médico que você precisa do um LAUDO MÉDICO DE TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (LM), peça também uma Declaração do Médico informando que no seu Estado ou no seu município não existe Centro Médico (Hospital) conveniado com o SUS que faça em caráter urgência, daí para frente o médico irá fazer várias perguntas e olhar seus exames.
Após a consulta peça o LM e a Declaração e faça um Requerimento para a Secretaria Estadual de Saúde, juntando cópias dos seus documentos e de todos os exames que você já tenha feito e dê entrada no protocolo da Secretaria.

É importante guardar todos os comprovantes de despesas da viagem tais como: passagens, despesas com alimentação, exames, consultas, hospedagem, etc para posterior prestação de contas com a Secretaria de Saúde que lhe concedeu o TFD.

Vale lembrar que cada Estado adota um sistema diferente para concessão de TFD, portanto, é bom verificar via Internet na Página da Secretaria de Saúde do seu Estado ou indo diretamente ao órgão, para saber como proceder para conseguir o TFD.

Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais

CENTRINHO - USP

Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais - HPRLLP/USP

Trajetória & Referência

Em meados da década de 60, um grupo de professores realizou uma pesquisa, na cidade de Bauru/SP, e detectou que a cada 650 crianças nascidas uma apresentava malformação congênita labiopalatal.
No início de 1967, impulsionados pelo resultado da pesquisa, profissionais da FOB - Faculdade de Odontologia de Bauru - começam a dar atendimento por meio de um serviço integrado de ensino, pesquisa e assistência social. Assim nasceu o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, nas dependências da própria Faculdade.
Em 1973, o centro - já conhecido por "Centrinho"-, com o apoio dos professores Dr.Paulo de Toledo Artigas, então diretor da FOB; Dr. Luís Martins, vice-diretor da FOB; e do Reitor da Universidade de São Paulo, Dr. Miguel Reale foi institucionalizado como Centro Interdepartamental da FOB/USP.
Em 1976, o "Centrinho" é transformado em Unidade Hospitalar Autônoma com o nome de Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais - HPRLLP/USP - destacado como "Centro de Excelência no Atendimento" pela Universidade de São Paulo e como "referência mundial" pela Organização Mundial da Saúde.
Na década de 80, tornou-se o primeiro hospital universitário do Estado a ser conveniado com o Inamps para prestar assistência especial e integral aos portadores de malformações faciais. Em 1985, outra grande vitória: neste ano, é firmado o primeiro convênio entre o HPRLLP/USP e a Funcraf - Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais - até hoje, principal parceira do Hospital.
Em 1998, o "Centrinho" recebeu nova denominação, em vigor até hoje: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC/USP, devido à ampliação do seu campo de atividade. Durante essas décadas, a instituição colecionou conquistas e beneficiou as pessoas que mais motivaram toda essa história: os seus pacientes.
Hoje, o Hospital, formado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, tem mais de 56 mil pacientes matriculados e presta atendimento a pessoas de todos os lugares do Brasil e Exterior.Também é reconhecido como centro de excelência dentro e fora do País.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cirurgia Plastica Gratuita

http://guiaavare.com/noticia/4421/cirurgia-plastica-gratuita-que-casos-ela-e-gratis

A cirurgia plástica gratuita só pode ser realizada quando os fins não são estéticos, mas sim fins de reconstrução de tecidos danificados. A cirurgia plástica vem ganhando espaço entre o publico feminino. Atualmente, dezenas de mulheres realizam esse procedimento principalmente para fins estéticos. Mas, dependendo do tipo da cirurgia, o custo pode ser altíssimo, podendo chegar à casa dos 15 mil reais, é válido lembrar que nem sempre a cirurgia plástica é realizada com essa finalidade, diversas vezes há casos em que a pessoa precisa de uma cirurgia, como em casos de acidentes ou então deformidades de nascença. Devido o preço que é muito alto, todos têm condições de pagar por uma cirurgia plástica.


cirurgia plástica lábio

 

CIRURGIA PLÁSTICA GRATUITA - EM QUE CASOS ELA É VÁLIDA?

 

A cirurgia plástica é realizada gratuitamente em muitos casos, ela é feita por hospitais públicos ou hospitais universitários. Mas essas cirurgias não são realizadas como fins estéticos, pelo contrário, são feitas quando há casos de acidentes ou deformidades que coloquem em risco a autoestima da pessoa. 


cirurgia plástica várias

 

REMOÇÃO DO SEIO DEPOIS DE CIRURGIA PARA REPARAR AS MAMARIAS

A pessoa pode optar por se beneficiar de uma cirurgia de implante mamário, mas, assim como todo sistema público pode demorar muito para a cirurgia ocorrer e em casos de complicações o paciente arca com as responsabilidades. Portanto a questão deve ser analisada com calma e a pessoa deve pesquisar se a instituição que vai realizar a cirurgia é uma clinica com especialistas confiáveis.


cirurgia plástica rosto

 

LÁBIO LEPORINO E FENDAPLALATINA

Doença caracterizada pelo não fechamento da estrutura dos lábios de um bebê recém-nascido, ou mesmo antes da criança nascer, é uma doença muito rara, a cada 650 nascimentos uma criança sai com essa deformidade. Nestes casos sistemas universitários e hospitais do SUS tem a opção gratuita da cirurgia.


cirurgia plastica queimadura

 

QUEIMADURAS - DEFORMAÇÕES

É o tipo de cirurgia plástica gratuita mais realizada no país e quisá no mundo, as deformidades causadas por queimaduras ainda são os casos de acidentes domésticos mais constatados da atualidade, se você conta com deformações de queimaduras ou acidentes diversos pode contar com esse sistema de cirurgia gratuita.


cirurgia plastica rosto

 

DEFORMIDADES NA FACE - REPARAÇÃO

Pode ser deformidades de nascença ou causadas por acidentes, à pessoa que as possui pode recorrer às cirurgias gratuitas, em vários casos existem hospitais destinados a esse tipo de tratamento apenas, as cirurgias da face envolvem mais cuidados e procedimentos para evitar cicatrizes.


cirurgia plastica nariz

 

CIRURGIA NO ESTÔMAGO - REMOÇÃO DO EXCESSO DE PELE APÓS A CIRURGIA

A mulher ou o homem já deve ter pago pela cirurgia de redução de estomago, essa cirurgia com fim estético não é coberta pelo benefício oferecido, sendo assim, ela deverá passar pela cirurgia gratuita apenas se desejar, a fim de reduzir a pele que fica caída após a operação.

 

HOSPITAIS PÚBLICO E HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 

 

É necessário conferir dentre essa lista quais as universidades e os hospitais que garantem segurança ao paciente, bom lembrar que os mesmos devem ser consultados antes para que a cirurgia possa ser agendada. 

 

Endereços completos no site oficial de cirurgias gratuitas.

Hospital Getúlio Vargas (UFAM)

Universidade Federal do Amazonas

Av. Apurinã, nº 4

Cep: 69020-170

Manaus – AM

Tel.: (92) 3622-2068

 

Hospital Universitário Alcides Carneiro (UFCG)

Universidade Federal de Campina Grande

Rua Carlos Chagas S/N, Bairro: São José

Cep: 58.107-670

Campina Grande – PB

Tel.: (83) 2101-5500

 

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Maranhão

Rua Barão de Itapary, nº 227

CEP: 65020-070

São Luis – MA

Tel.: (98) 3219-1002

 

Hospital das Clínicas (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco

Av.Prof.Moraes Rego s/n, Cidade Universitária

Cep 50670-420

Recife – PE

Tel.: (81) 2126-3950

 

Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN)

Federal do Rio Grande de Norte

Avenida Nilo Peçanha, nº 620

Cep: 59.012-300

Natal – RN

Tel.: (84) 3202-3719

 

Hospital de Clínicas (UFG)

Universidade Federal de Goiás

Primeira Avenida – Cx Postal 1.031 Cep: 74.605-050 – Goiânia

Tel.: (62) 3269-8497

 

Hospital Universitário (UnB)

Universidade de Brasília

Avenida L 2 Norte, Sgan, Qd 604/605 Cep: 70.840-050 – Brasília

Tel.: (61) 3448-5534

 

Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF)

Universidade Federal Fluminense

Rua Marques Do Paraná, 303 Cep: 24.033-900 – Niteroi

 

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Avenida Brigadeiro Trompowski, S/N Cep: 21.941-590 – Rio De Janeiro

Tel.: (21) 2562-6002

 

Hospital das Clínicas (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais

Av.: Professor Alfredo Balena, 110 – 1º andar, salas 105 e 116, ala sul – Bairro: Santa Efigênia

CEP: 30.130-100

Belo Horizonte – MG

Tel.: (31) 3409-9279

 

Hospital Universitário de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo

São Paulo – SP

Tel.: (11) 3039-9485

 

Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, Bairro Santa Cecília, nº 2350, Cep:90.035-903

Porto Alegre – RS

Tel.: (51) 3359-8000

 

Hospital de Clínicas (UFPR)

Universidade Federal do Paraná

Rua General Carneiro, nº 181

CEP: 80060-900

Curitiba – PR

Tel.: (41) 3360-7220

Tratamento Fora de Domicílio - TFD


Tratamento Fora de Domicílio - TFD

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria SAS nº 55/1999, é o instrumento legal que viabiliza o encaminhamento de pacientes portadores de doenças não tratáveis em seu município/estado de origem a outros municípios/estados que realizem o tratamento necessário.

O TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente e, em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhado por ordem médica a unidades de saúde de outro município/estado, limitada ao período estritamente necessário ao tratamento e aos recursos orçamentários existentes. As despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas ao transporte aéreo, terrestre e fluvial (ida e volta), e diárias para alimentação e pernoite para paciente e acompanhante.
A Resolução SES-RJ nº 171, de 28 de novembro de 2011, regulamenta a concessão de auxílio para TFD no âmbito do SUS no estado.

O TFD pode ser intermunicipal ou interestadual e o Programa de TFD da SES/RJ destina-se exclusivamente ao deslocamento INTERESTADUAL, dos cidadãos residentes no estado do Rio de Janeiro, para tratamento em outros estados da Federação. Quanto aos deslocamentos INTERMUNICIPAIS, cabe ao respectivo gestor municipal de saúde oferecer meios para o deslocamento dos seus munícipes.
Acesse aqui a Portaria SAS/MS nº 55, de 25 de fevereiro de 1999. Portaria SAS Nº 55 de 24.02.1999 (77.99 KB)

Acesse aqui a Resolução SES-RJ nº 171, de 28 de novembro de 2011.Resoluçao SESRJ Nº 171 de 28.11.11 (108.41 KB)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

   Queria oferecer esse blog a todos aqueles que um dia nasceram com algo especial! e mostrar e provar que podemos vencer e ser muito feliz nesse mundo.
   No decorrer desse blog vou deixar reflexões e alguns vídeos pra ajudar aqueles que ainda estão inconformados com a vida que DEUS deu a eles. Agora vou falar um pouco de mim.
   Meu nome é Leandro de Oliveira Gomes , tenho 38 anos de idade, nasci no litoral do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas. Minha família era Humilde e temente a Deus.
   Quando nasci ninguém esperava  que fosse nascer daquela forma, na época era casos isolados, uma criança nascer com lábio aberto e o céu da boca também aberto era terrível, foi assim que vim ao mundo, com essa anomalia que chamamos de Fissura Labiopalatal.
Comecei meu tratamento com 6 meses de idade na minha cidade, no total foram 31 cirurgias se não me engano, foi 3 décadas dentro de hospitais, mas valeu apena!
   Fiz 10 cirurgias em Pelotas e os 12 anos de idade meus pais conheceram  uma pessoa especial que nos indicou a USP  www.centrinho.usp.br/  mudou minha vida, pra muito melhor, se hoje sou feliz eu devo  Deus em primeiro Lugar , depois a meus pais e em terceiro ao centrinho que me ajudo muito e ter uma alto estima melhor.
  AGORA VC ME PERGUNTA QUANTO CUSTA ESSE TRATAMENTO?
Quanto custa?
Nada! Todas as despesas do tratamento são pagas pela Universidade de São Paulo e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, com dinheiro público. Você não precisa desembolsar nenhum centavo durante todo o tratamento.