sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perguntas Frequentes - lábio leporino e fenda palatina by Dr. Diógenes L. Rocha

Perguntas Frequentes - lábio leporino e fenda palatina by Dr. Diógenes L. Rocha




Perguntas respondidas pelo Dr. Diógenes L. Rocha, cirurgião plástico, professor da Universidade de São Paulo e voluntário da Operação Sorriso.


-Que dificuldades têm uma pessoa que nasce com fissura no lábio e no palato  
As pessoas que nascem com fissura lábio palatina são seres normais, como todos nós, com uma pequena diferença que é a fenda (abertura) no lábio e no palato. Uma vez corrigidas as fendas do lábio e palato a vida é normal. Há uma pequena dificuldade inicial para o aleitamento, para a fala, para o posicionamento dos dentes, mas tudo isto tem tratamento no seu devido tempo permitindo perfeita integração na sociedade.


4-Com quanto tempo depois de nascido posso operar meu filho?
Não há nenhuma urgência ou justificativa científica para a cirurgia ser realizada nas primeiras horas de vida, na Maternidade. A cirurgia somente deve ser realizada com boas condições clínicas da criança, com exames e peso adequados e de acordo com a avaliação do Cirurgião Plástico.
Os protocolos cirúrgicos dos melhores centros mundiais aconselham que a cirurgia do lábio seja feita entre os 3 a 6 meses, preferencialmente com intervenção na deformidade do nariz, e a cirurgia do palato antes dos 2 anos de idade (+- com 1 ano e meio).

5-Ele vai conseguir mamar no peito? Como faço para amamentar se o céu da boca é aberto
Se a fissura é só do lábio ele DEVE mamar no peito normalmente. Pode haver alguma pequena dificuldade inicial mas é perfeitamente possível e recomendável.
Se a fissura compromete o palato é um pouco mais difícil porém não impossível. A criança deve ser colocada no peito numa posição mais vertical (semi-sentada) e ajudada pela mãe fazendo manobras para ordenha para facilitar a saída do leite e tentando tampar a fenda labial com o peito para que a criança consiga alguma pressão.
O leite materno é o alimento mais importante para a criança, portanto o aleitamento materno deve sempre ser tentado. Sabe-se que a produção do leite depende muito do estímulo de sucção da criança no peito da mãe. Desta forma após o nascimento e assim que possível, a criança deve sempre ser levada ao peito mãe para estimular a produção do leite.
Caso não consiga mamar, ou não esteja mamando o suficiente (por cansaço) o leite deve ser retirado com bomba e administrado por mamadeira, seringa ou conta-gotas. Atenção: depois de algum tempo
a criança passa a preferir a mamadeira ao peito materno porque é mais fácil: deve-se insistir no peito materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário